Saiba as diferenças entre carros híbridos e elétricos

VW e Unicamp assinam termo para apoio a pesquisas ligadas ao etanol
Saiba as diferenças entre carros híbridos e elétricos

Os carros elétricos e híbridos estão ficando cada vez mais comuns. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre esses tipos de motorização?

+ Suzuki Vision Gran Turismo é um esportivo híbrido com motor de moto
+ Elétrico solar Lightyear 0 pode rodar até sete meses sem recarga na tomada
+ Chevrolet confirma o lançamento de três novos carros elétricos

Os carros elétricos, como o nome deixa claro, são os mais eficientes pois rodam o tempo todo no modo zero emissão. Veículos a bateria de última geração já possuem conjunto de baterias com longa autonomia, em alguns casos superior à de muitos carros Flex.

Já os modelos híbridos possuem dois tipos de motores, um tradicional a combustão e um outro elétrico. Esses híbridos são subdivididos em três categorias:

Híbrido leve: a tecnologia usa um motor-gerador ligado ao sistema elétrico do automóvel. É capaz de recuperar energia em frenagens, por exemplo, para armazená-la numa bateria extra. Este sistema, entretanto, não é capaz de fazer o veículo rodar apenas no modo elétrico, mas alivia o esforço do motor a combustão, melhorando ligeiramente a eficiência energética.

Híbrido pleno: o veículo possui dois tipos de motores, a combustão e a eletricidade, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Esse gerenciamento é automático e pode variar bastante, como a disponibilidade de energia recuperada de desacelerações e frenagens armazenada numa pequena bateria, que é utilizada para alimentar temporariamente o motor elétrico. Nesta categoria, a bateria é recarregada através do motor a combustão.

Híbrido Plug-in: possui uma arquitetura similar ao híbrido pleno, com dois tipos de motores, um movido a combustível e o outro a eletricidade. A diferença é que, nesta categoria, o veículo conta com mecanismos adicionais para permitir que ele possa ser carregado também numa tomada. Como possui uma bateria de porte intermediário, consegue rodar de pequenas até médias distancias no modo 100% elétrico.

Back to top